Operação Nummularius cumpriu 12 mandados em três estados, bloqueou mais de R$ 21 milhões e desmantelou uma rede de câmbio ilegal ligada a crimes como tráfico de drogas e corrupção.
Bagé/RS – Nesta quinta-feira (03/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Nummularius, com o objetivo de combater um esquema criminoso de evasão de divisas, câmbio ilegal, associação criminosa e lavagem de capitais. Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis/SC, Dionísio Cerqueira/SC, Barracão/PR, Valinhos/SP e São Paulo/SP.
Além das buscas, foram sequestrados veículos e bloqueados valores superiores a R$ 21 milhões, pertencentes aos envolvidos no esquema. A investigação teve início após a prisão em flagrante de um homem transportando grandes somas de dinheiro em espécie, em janeiro de 2023. A quantia estava escondida no forro do veículo que ele conduzia, e seria evadida do país pela fronteira de Santana do Livramento/RS.
A operação revelou um complexo esquema de câmbio ilegal sediado em Florianópolis/SC, que abrangia diversas cidades em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Empresas de fachada eram usadas para ocultar transações financeiras ilícitas, ligadas a crimes como tráfico de drogas e corrupção. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e destinatários dos valores ilícitos.