Polícia freia violência em Caxias do Sul com capturas e operações nos bairros

Cidade registra menor índice de homicídios do ano. A Brigada Militar garante policiamento ostensivo em várias regiões e o sistema de tornozeleiras eletrônicas é ampliado, zerando fila de apenados

A Polícia Civil de Caxias do Sul tem intensificado suas ações contra a criminalidade, com foco em áreas de violência, roubo, homicídio e furto. Em 2024, a 1ª Delegacia de Polícia Distrital já realizou 75 capturas, refletindo em uma queda significativa nos índices de homicídios. No mês de setembro, o município registrou apenas um homicídio, o menor número do ano, com uma redução de quatro casos em relação a julho. A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa prendeu a maioria do autores de homicídio e dos que também tentaram matar.

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), desarticulou grupos de facções criminosas que agiam na cidade. A chamada Operação D2D ocorreu após mais de dois anos de investigações. Foram cumpridos sete mandados de busca, sendo um em Porto Alegre, outro em Alvorada e cinco em Caxias do Sul, nos bairros São Pelegrino, Centro, Floresta, Fátima e Rio Branco.

Ainda na ação, houve o confisco de quatro imóveis, sendo três localizados no município da Serra gaúcha e um em Alvorada. Além disso, quatro veículos foram sequestrados e 62 contas bancárias, bloqueadas.

A chamada Operação D2D ocorreu após mais de dois anos de investigações. Foram cumpridos sete mandados de busca, sendo um em Porto Alegre, outro em Alvorada e cinco em Caxias do Sul, nos bairros São Pelegrino, Centro, Floresta, Fátima e Rio Branco.

Ainda na ação, houve o confisco de quatro imóveis, sendo três localizados no município da Serra gaúcha e um em Alvorada. Além disso, quatro veículos foram sequestrados e 62 contas bancárias, bloqueadas. A investida causou prejuízo superior a R$ 4 milhões ao grupo criminoso. A DRACO liderou a operação, que incluiu o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos bairros São Victor Cohab, Paraíso Cristal e Esplanada. As armas apreendidas estavam em posse de uma organização criminosa que atua no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a DRACO realizou cinco mandados de busca e apreensão nos bairros, São Victor Cohab, Paraíso Cristal e Esplanada. Como resultado, um homem de 54 anos e uma mulher de 44, foram presos por posse irregular de arma de fogo de diversos calibres. Ao todo, segundo a DRACO, foram apreendidas dez armas.

O 12ºBPM está realizando Operação Cerco Fechado em todas regiões de Caxias. Nas ações policiais, foragidos da Justiça são capturados, drogas são apreendidas, armas de fogo são retiradas das ruas da cidade. As Companhias do 12ºBPM, têm trabalho com integração com Serviço de Inteligência.

O 4ºBPChq vem prendendo e retirando das ruas integrantes de facção criminosa. A unidade que trabalha integrado com o Setor de Inteligência. Além disso, os policiais militares do CRPO Serra trabalham em unidade com os dois Batalhões que auxiliam com Serviço de Inteligência do Órgão.

A Guarda Municipal tem participado diretamente das ofensivas na cidade. Sendo assim, prendendo traficantes, foragidos e ladrões.

A Polícia Penal que além das operações, também trabalha com monitoramento eletrônico, por meio de tornozeleiras, tem sido crucial na ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Este ano, o Rio Grande do Sul zerou a fila de 6 mil apenados à espera do dispositivo, graças a um novo contrato com a empresa Spacecomm Monitoramento S/A. Esse avanço foi elogiado pelo secretário Luiz Henrique Viana, que destacou a eficiência e a redução de custos na execução das determinações judiciais. O Estado se tornou o segundo com o maior número de monitorados no Brasil, atrás apenas do Paraná.

Com o trabalho realizado pelas equipes médicas do Corpo de Bombeiros, SAMU e Perícia, as vítimas são socorridas rapidamente e salvas pelos agentes de segurança.

O recuo da criminalidade é atribuído na integração entre as forças de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress